Cabo Verde quiere cumbre conPortugal y Espanha para crear M

Anarquismo e Independentismo vs. Nacionalismo. ¿Cómo afronta el Anarquismo la existencia de "naciones" y "movimientos de liberación nacional"?
Avatar de Usuario
_nobody_
Mensajes: 10668
Registrado: 12 May 2002, 13:28

Cabo Verde quiere cumbre conPortugal y Espanha para crear M

Mensaje por _nobody_ » 23 Jun 2010, 17:20

Cabo Verde quer cimeira com Portugal e Espanha para criar Região da Macaronésia

O primeiro-ministro cabo-verdiano está desde hoje em Espanha para uma visita de trabalho de dois dias destinada a convencer Madrid a realizar uma cimeira tripartida - Portugal, Espanha e Cabo Verde -, visando criar a Região da Macaronésia.

Num comunicado só hoje à tarde divulgado à imprensa, o gabinete de José Maria Neves indica que a proposta de reunião do chefe do executivo da Cidade da Praia inclui, além dos três primeiros ministros, a presença dos presidentes dos governos regionais dos Açores, Madeira e Canárias (Espanha).

A reunião visa perspectivar a criação da Região da Macaronésia, que deverá integrar Cabo Verde e os três arquipélagos, que são Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE), dando a possibilidade às autoridades cabo-verdianas de virem a ser contempladas financeiramente em projectos de desenvolvimento do país.

A intenção foi já expressa por José Maria Neves ao seu homólogo espanhol, José Luiz Zapatero, presidente em exercício da UE, numa reunião em Madrid realizada ao princípio da tarde de hoje e de que o comunicado não dá informações.

Por outro lado, o documento salienta que o reforço da Parceria Especial entre Cabo Verde e a UE é um dos principais assuntos que o primeiro-ministro cabo-verdiano pretende discutir com Zapatero, de modo a atingir o patamar mais elevado do relacionamento entre União Europeia e Cabo Verde.

Para José Maria Neves, lê-se no comunicado, esse patamar significa Cabo Verde "estar integrado em todos os mecanismos de cooperação da União Europeia, executando ser membro efectivo" dos 27, já que, enquanto país africano, não o pode ser.

Os dois primeiros ministros deverão também, mas no quadro do Programa de Cooperação Bilateral, analisar as infra-estruturas de frio que estão a ser construídas na ilha de São Vicente e o desenvolvimento das pescas, sector que José Maria Neves considera "fundamental" para o desenvolvimento do Porto Grande e de Cabo Verde.

José Maria Neves vai discutir ainda com as autoridades espanholas alguns fundos disponibilizados para a cooperação descentralizada e para outras infra-estruturas sociais importantes para o desenvolvimento do país.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, também presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder), aproveita a sua estada em Espanha para se reunir com representantes da comunidade cabo-verdiana no país.

http://www.oje.pt/noticias/africa/pm-de ... acaronesia
...vive como piensas o acabarás pensando lo que vives...

Responder