A sabotagem de Emile Pouget, nova edição da CNT-Compostela

Galiza-Portugal, País Leonés (Llión, Zamora, Salamanca), Extremadura, Miranda.

Convocatorias Occidente
Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

A sabotagem de Emile Pouget, nova edição da CNT-Compostela

Mensaje por eu » 21 Ene 2011, 12:42

A CNT de Compostela vem de editar uma nova brochura. Trata-se de A sabotagem de Emile Pouget, histórico militante anarco-sindicalista da CGT francesa. Emile Pouget passaria à história do movimento operário em França por ter sido o autor do ensaio que a seguir publicamos, escrito que marcaria de maneira definitiva o desenvolvimento do movimento sindicalista a nível mundial. A brochura aborda o início da prática do sabotagem por parte da classe operária, sua adopção como método de luta nos congressos operários, e apresenta diferentes exemplos de sua aplicação no trascurso de lutas operárias.

Milhares de coisas terríveis expressaram-se na contramão desta ferramenta operária em sua luta em pró de sua emancipação, no entanto, se atemos-nos ao exposto por Pouget, o conceito de sabotagem, imerso na tremenda luta de classes que cotidianamente se desenvolve por todos os lados, constitui um instrumento utilizado não só pela classe operária, senão também pela burguesia. Pouget exemplifica o anterior assinalando todas as acções negativas de que é capaz a burguesia com tal de aumentar seus ganhos.

A actualidade deste texto não pode ficar mais clara. Nun momento de liberalização total das relações de trabalho, de avanço da exploração operária a níveis decimonónicos, de prática sindical amansada, pactista, apaziguadora e retardatária como nunca, a afirmação dos métodos e as práticas revolucionárias da classe operária é mas importante que nunca. Três foram os meios básicos assumidos pelo anarco-sindicalismo, e a CNT desde a sua criação em 1910: a greve, o boicote e a sabotagem.

A afirmar a prática do terceiro deles dedica-se este escrito. É por isso que desde a CNT pomos em circulação esta primeira edição de A Sabotagem, de Emile Pouget, a primeira feita na Galiza de um texto fundamental e ao tempo de leitura agradável e divertida.

A brochura está à venda a um preço bem econômico nos locais da CNT, e disponível para a descarga livre no Ateneu Virtual de CNT-Galiza.

Responder