Feira do Livro Anarquista [Compostela]

Galiza-Portugal, País Leonés (Llión, Zamora, Salamanca), Extremadura, Miranda.

Convocatorias Occidente
Responder
Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

Feira do Livro Anarquista [Compostela]

Mensaje por eu » 31 Ago 2010, 09:56

A CNT de Compostela organiza a Primeira Feira do Livro Anarquista de Compostela. Diferentes editoras livres e anarquistas do Estado Português e Espanhol estarão presentes com suas bancas de venda durante os dias 9 a 11 de Setembro. O evento terá lugar na Casa das Asociacións do bairro de Conxo, e contará con diversas actividades paralelas e complementárias.

A quinta 9 de Setembro terá lugar a inauguração da Feira, às 16:30 horas. A continuação as bancas estarão disponíveis para o público. ÀS 19:30 terá lugar a primeira palestra da feira: Felix Rodrigo Mora disertará sobre Crise e utopia no século XXI.

Na sexta 10 de Setembro Xabier VAlle oferecerá uma palestra, tambem às 19:30, sob o título Cem imagens para um centenário. CNT 1910 - 2010, no que falará dos cem anos de história da organização anarco-sindical em base a cem imagens.

cartaz feira livro anarquista

O sábado 11 de Setembro terá lugar, às 19:30, uma mesa redonda na que participarão várias das editoras presentes na feira (Aldarull, FAL, La Felguera e Estaleiro) em base ao tema Edição à margem. Finalmente, o encerramento da feira terá lugar às 21:30.

Acompanhando à feira, poderá ser visitada em qualquer momento uma interessante exposição intitulada Dinamite cerebral. O livro anarquista na Galiza (1837 - 1974), preparada pelo historiador e militante libertário Eliseo Fernández.

Aliás, durante a feira suceder-se-ão diversas apresentações das novidades editoriais das editoras presentes na feira, actos que serão anunciados neste web durante a semana.

O horário da feira será o que segue:

Quinta: 16:30 - 21-30.

Sexta e Sábado: 9 - 14; 16:30 - 21-30.

Se alguma editora tem interesse em participar da feira, e não foi contatada pela CNT, pode fazé-lo nos vindouros dias ligando para o telefone 981 590 910 ou no correio-e compostela@cntgaliza.org

Imagen

Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

Re: Feira do Livro Anarquista [Compostela]

Mensaje por eu » 08 Sep 2010, 19:21

Apresentações editoriais na Feira do Livro Anarquista

Como se tinha anunciado, durante a Feira do Livro Anarquista várias das editoras apresentarão as suas novidades durante o trascurso da Feira. Estas serão as apresentações:

Quinta 9 às 18:00: Unión Libertária apresentará O atraso político do nacionalismo autonomista galego: Reflexões sobre "O atraso político de Galiza", última obra de Félix Rodrigo Mora, que vem de editar o grupo de Ferrol. Neste acto contaremos com a presença do autor.

Sexta 10 às 18:00: A editora de Barcelona Aldarull fará a apresentação da obra colectiva La Comuna de los Balcanes. Los levantamientos de Macedonia y Tracia de 1903, obra que trata os levantamentos anarquistas nesta zona tão próxima mas tão esquecida por Ocidente.

Sábado 11 às 12:00: A CNT de Compostela fará a apresentação da sua linha editorial baseada no texto breve e econômico, que inclue distintas brochuras, fazendo fincapé no Paseo humorístico a traves das relixións e os dogmas, dado o carácter pontifício que está a tomar a cidade de Compostela.

Sábado 11 às 13:00: A sociedade secreta La Felguera apresenta uma das suas últimas edições: Motehrfuckers! De los veranos del amor al amor armado, obra de pplémica e de caracter contra-cultural.

Sábado 11 às 17:00: o coletivo editorial Estaleiro apresentará o seu interessante projeto colectivo de edição com as suas ultimas edições no campo da literatura.

Estes actos podem ver-se incrementados segundo marque o próprio desenvolvemento da Feira. Desde este web comentar-se-ão as novas apresentações que se vaiam a produzir.

Avatar de Usuario
Irbis
Mensajes: 248
Registrado: 10 Jul 2010, 22:41

Re: Feira do Livro Anarquista [Compostela]

Mensaje por Irbis » 14 Sep 2010, 22:20

Crónica da “I Feira do livro anarquista de Compostela´´ fonte: http://www.cntgaliza.org/?q=node/1036

Mercê à solidariedade e o apoio mútuo, que sempre recebemos, também com o silêncio dos meios oficiais que sempre nos ignoram, teve lugar neste fim de semana a 1ª “Feira do livro anarquista” com um ambiente muito agradável e com boa presença de público desenvolveram-se os três dias de duração. Assistiram companheiros e companheiras AIT do Porto e de Lisboa, distribuidoras como Corsárias, a FIJA (Federación Ibérica de Juventudes Anarquistas), Unión Libertária do Ferrol, editora Estaleiro, Aldarull de Barna, a FAL (Fundación Anselmo Lorenzo), editora Praxe de Compostela e a CNT de Compostela que organizava a Feira.

Na Quinta-Feira 9 com um numeroso público o companheiro Eliseo Fernández apresentou O atraso político do nacionalismo autonomista galego: Reflexões sobre "O atraso político de Galiza", última obra de Félix Rodrigo Mora, que vem de editar Unión libertária de Ferrol, explicando-nos Felix o por quê da obra, que faz uma dura crítica às teses de Xosé Manuel Beiras desenvolvidas no seu livro e que tanta transcendência tiveram no pensamento político posterior, nomeadamente no nacionalismo e que precisam de uma profunda revisão, para recuperarmos uma nova olhada desde a perspectiva libertária.

Imagen

Na Sexta Feira 10 o companheiro Xavier Valle apresentou diante de mais de cinquenta pessoas o livro comemorativo da centenário da CNT “Cien imágenes para un centenário” editado pela FAL, através de imagens o companheiro fez um percorrido pela história do anarco-sindicalismo mesmo antes da existência da CNT, com a chegada de Fanelli ao Estado espanhol e a criação da 1ª Internacional, depois passou a contar-nos a múltiplas vicissitudes pelas que teve atravessar a organização, a criação da “Solidaridad Obrera” em Barcelona, o Congresso fundacional da CNT, a organização dos Sindicatos únicos, a época da República, a Revolução social e a guerra civil, a repressão posterior, a guerrilha urbana e rural, o relançamento da CNT após da morte de Franco, os mitins de Monjüic e Sebastián de los Reyes, o caso Scala até chegarmos à actualidade.

Imagen

No Sábado à tarde, pois a maior parte do público quis assistir à manifestação do sector forestal da CNT, Miguel da editora de Barcelona Aldarull também com numeroso público composto por mais de cinquenta pessoas, fez a apresentação da obra colectiva La Comuna de los Balcanes. Los levantamientos de Macedonia y Tracia de 1903, o companheiro passou a relatar o conteúdo da obra que trata os levantamentos anarquistas nesta zona tão próxima mas tão esquecida por Ocidente, em um momento tão convulso como no que se desenvolveu.

Mais adiante, A sociedade secreta La Felguera apresentou às 18 h uma das suas últimas edições: Motehrfuckers! De los veranos del amor al amor armado, obra polémica de carácter contra-cultural. Na que se narra os acontecimentos vividos na década dos sessenta e setenta nos USA por parte dos Moterhrfuckers organização libertária que criou grandes problemas à polícia dos USA e que foi germe de algumas outras organizações e coetâneo de alguns grupos mais conhecidos por nós como os Black Panters.

Mais tarde às 20 h realizou-se uma mesa redonda onde a FAL, Aldarull, La Felguera e Estaleiro apresentados pelo companheiro Martim de Compostela no que se questionaram diversas actuações da edição e distribuição do mundo alternativo libertário, esta mesa redonda também foi seguida com muito interesse por parte do público que assistia à Feira, pois são problemas quotidianos aos que nos enfrentamos e sem mais tempo mais que o que podíamos dedicar a recolher, pudemos escutar o violino do companheiro Brais para dar remate à 1ª Feira do livro anarquista em Compostela no seu? Ano “santo” compostelano.

Responder