Maurice Joyeux: Autogestão, gestão operária, gestão directa

Galiza-Portugal, País Leonés (Llión, Zamora, Salamanca), Extremadura, Miranda.

Convocatorias Occidente
Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

Maurice Joyeux: Autogestão, gestão operária, gestão directa

Mensaje por eu » 03 Jun 2010, 17:46

A CNT de Compostela edita uma nova brochura, a um preço realmente econômico, que trata um tema como a gestão operária dosmeios de produção, questão que a atual crise do capital tem revelado a necessidade dum debate torno a ela.

Maurice Joyeux analisa a possibilidade da gestão por parte da classe operária dos meios de produção, confrontando a visão comunista autoritária, o conselhismo marxista e a proposta anarcosindicalista. Escrito em plena ocupação de fábricas na França de Maio de 68, lutas que o autor participou ativamente, o texto coloca no centro do debate a necessidade de articular fórmulas de gestão que resultem operativas e que coloquem à classe operária em situação de subverter a orde econômica e estabelecer uma igualdade real no acesso aos recursos e o trabalho.

Na atual situação de crise planetária do capital, o texto adquire uma clara actualidade e deixa ver a necessidade por parte do anarquismo de resolver de maneira programática um debate que talvez se tem deijado de lado nos últimos anos.

A brochura está a preço muito econômico nos locais da CNT, e para descarga livre no Ateneu Virtual do nosso web.

Responder