Nova edição da CNT: "O anarquista" de Leandro Pita Romero

Galiza-Portugal, País Leonés (Llión, Zamora, Salamanca), Extremadura, Miranda.

Convocatorias Occidente
Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

Nova edição da CNT: "O anarquista" de Leandro Pita Romero

Mensaje por eu » 15 Nov 2009, 18:58

Imagen
A CNT de Compostela vem de editar uma nova brochura. Desta vez trata-se duma pequena novela galega de primeiros do século XX, "O anarquista", de Leandro Pita Romero. É uma edição facsímil do original de 1924, tirado pela editorial Lar. Em "O anarquista", Leandro Pita elabora um pequeno quadro costumista e agrarista que vem apresentar de maneira muito estereotipada e condensada diversas situações e personagens que na altura dos anos 20 estavão em todos os debates agraristas e operários: a figura do cacique, a necessidade da educação para as classes populares, o pagamento de rendas e a liberação de terras de mãos mortas, o ascenso do pequeno campesinato proprietário à incipiente burguesia comercial, o uso da violéncia revolucionária...

O interesse da publicação que agora reeditamos fica mais do que no valor literário da obra por si própria, ou na capacidade de análisse mais ou menos acertada que poda ter o autor, em fazer ver como o anarquismo era uma doutrina que estava viva e presente em todos os elementos do mundo cultural da altura, até no galeguismo socialmente mais moderado, e que permite visualizar em que maneira era percebido o potente movimento anarquista catalão desde a distáncia tanto física como ideológica.

É por isto que desde a CNT de Compostela decidimos preparar a re-edicão desta pequena obra, muito difícil de atopar hoje em dia. Optamos por manter no possível o formato original tal como foi publicado pela editorial Lar, e assí também a famosa portada elaborada por Camilo Díaz. Asimesmo, mantivemos inalterado o galego empregue pelo autor, apesar de várias vacilações e incoerências.

A brochura vende-se mui economicamente, apenas dois euros, nos locais da CNT.

Responder