Manifestação 20N em Compostela

Galiza-Portugal, País Leonés (Llión, Zamora, Salamanca), Extremadura, Miranda.

Convocatorias Occidente
Responder
Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

Manifestação 20N em Compostela

Mensaje por eu » 18 Nov 2008, 10:49

Un ano máis con motivo do 20N sairemos tod@s á rua en Compostela para combater ao fascismo. A cita ás 19:30h. na praza de Vigo.

Imagen

O FASCISMOSEGUE VIVO. REMATEMOS COM ELE!!

Pode-se pensar que o fascismo é un sistema político que pertence ao passado, que ficou rematado com a morte de ditadores como Franco e a disolução dos regímenes que encabeçavam. Mas hoje em dia é visível a pervivência do fascismo na nossa sociedade. Políticamente, a nenhum/a se lhe pode escapar que a ideologia de partidos como o PP é netamente fascista, mentres que outros encarnam esta ideologia de forma oculta como UPyD ou aberta como as distintas Falanges ou DN.

É visível a persistência das agressões fascistas nas nossas ruas nos últimos tempos. Bandos muito jovens de “cabeças ocas e rapadas” insultam, atemoriçam e agredem pessoas com o único delito de ter sido marcadas como diferentes, e fa-no desde a impunidade institucional e alimentadas por estruturas fundamente autoritárias como a Policía e o Exército. Estas agressões devem ser valentemente respondidas nas ruas, não devemos ficar calad@s, mas levar à prática a velha legenda sob a que se acolhem todas as minorias “nenhuma agressão sem resposta”.

Mas o fascismo é algo muito mais perigoso do que estas manifestações visiveis e mais ou menos espetaculares. Há um outro fascismo, mais freqüente e que semelha muitas vezes que fica oculto. É esse fascismo fundamente arraigado nas mentes das pessoas e que se manifesta no seu agir quotidiano.

Esse fascismo, esse pensamento pessoal que leva a uma qualquer pessoa a desprezar a seu/sua vizinha por ter uma cor de pele diferente ou proceder dum lugar distinto; a considerar que há atos sexuais e laços afetivos que devem ser rejeitados por incluir pessoas do mesmo sexo; a agreder a uma mulher, a considerá-la uma escrava, um objecto, um pedaço de carne; a pedir a reclussão e a morte para pessoas que por não se adaptar ao sistema ou por se opor decididamente a ele estão recluidas nas cadeias; tantas atitudes que diariamente separam e enfrentam às pessoas, quando deviamos pular tod@s junt@s para construir coletivamente um mundo justo, que não nos destrua a nós e ao nosso ambiente.

Este fascismo diário separa as pessoas e faz de cada uma um ente individual que rejeita o contato com o que considera diferente, que a faz viver em um estado permanente de competência com @s demais, em vez de buscar a colaboraçao e o apoio mútuo para superar a precariedade económica, laboral, social e afetiva na que nos vemos insertos.

É assim como o Capital e o Poder conseguem permanecer inalterados e sem questionar. É assí como cada vez se recortam mais os direitos sociais, como empiora a nossa situação no mundo do trabalho, e como não se dá uma resposta forte desde a sociedade: porque cada quem mira por si própri@ e conforma-se com ser algo mais do que @ vizinh@.

É por esto urgente e fulcral transformar a nossa mentalidade, superar todas as travas que nos impedem ver em cada pessoa um igual, assassinar o fascismo nos nossos pensamentos, se queremos um mundo justo, sem explorad@s, no que todos e todas podamos ser livres, podamos ser pessoas completas e realizadas.

Avatar de Usuario
eu
Mensajes: 1695
Registrado: 13 May 2005, 10:10

Re: Manifestação 20N em Compostela

Mensaje por eu » 24 Nov 2008, 19:35

Vao umas fotos

Imagen

Imagen

Imagen

Responder